sexta-feira, 28 de maio de 2010

ASSOCIAÇÃO DE HAPKIDO

Tudo começou com Yong-Sool Choi (1904-1986), que nasceu na província de Chung Buk na Coréia. Os pais de Choi morreram quando ele era jovem e quando tinha ainda oito a nove anos de idade, então ele foi levado para o Japão onde depois de certo tempo foi adotado, e seu nome trocado para Hioshida. Iniciou seus estudos que não deram certo, pois, ele não sabia falar bem o idioma japonês, então ele foi questionado se queria continuar com os estudos ou praticar Artes Marcias, já que vivia entrando em brigas com seus colegas de escola e sua escolha foi a arte marcial sendo apresentado ao Sensei de Ryu-Aiki-Jujitsu, Sokatu Takeda. Após a morte de Takeda trinta anos depois, Hioshida (Choi) era considerado o aluno número um e com o fim da segunda Guerra, ele decidiu voltar para a Coréia onde começou em 1948 a dar aula de Hapkikwonsul e depois, em 1957 passou a ser conhecido como Hapkido.
Em Taegu, sua terra natal, começou a ensinar o Hapkido, formando alguns de seus melhores discípulos: Ji Han Jae, Kwang Wha Won, Joo Bang Lee, e outros juntos com Choi fundaram em 1963 a Korea Hapkido que mais tarde sob o comando de Ji Han Jae tornou-se Korea Hapkido Association (KHA).
No inicio da década de 60 alguns professores foram para o EUA ensinar o Hapkido este foi ocaso de Ji Han Jae com se seu estilo Sin Moo hapkido.
O número de praticantes no Brasil vem crescendo muito, especialmente em São Paulo. Falta, no entanto, um espírito de união capaz de promover o fortalecimento de nobre arte marcial. Hoje em dia, o Hapkido é uma das artes marcias mais poderosa. Com sua diversidade, possui em média 3860 mil técnicas de defesa pessoal e ficou registrado que no dia 25 de janeiro é o dia nacional do Hapkido, pois 25 de janeiro de 1973 foi realizado o 1º exame de faixa preta no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário